Assoc. Portuguesa de Viniyoga - APV

Viniyoga - o yoga personalizado para si, no aqui e agora!

FORMAÇÃO DE PROFESSORES VINIYOGA

 

A formação de professores Viniyoga é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Viniyoga (APV) e é ministrada por formadores oficiais da escola Viniyoga, reconhecidos por esta Associação.

Os professores formados serão automaticamente acrescentados à lista de professores Viniyoga de Portugal, existente no site da APV.

 

Programa:

 

- Yoga-Sûtra de Patanjali – é a parte teórica, «filosófica». São estudados e discutidos os dois primeiros capítulos desta obra, que é a base de todo o trabalho que é feito no yoga. Normalmente ainda se entra um pouco no terceiro capítulo, uma vez que ele completa a última parte do segundo. O estudo do terceiro e quarto capítulo são reservados para pós-formações.

 

- Extratos de outros textos indianos, como o Samkhya Karika, a Bhagavad Gîta, o Yoga Rahasya, ou o Yoga Yajnalvakya. Também são dadas algumas noções de Ayurveda.

 

- Estudo das posturas – é feita uma abordagem postura a postura. Para cada uma estudam-se todos os detalhes para permitir a possibilidade de escolher as posturas adequadas e utilizá-las (às vezes adaptando, outras intensificando) conforme as situações (pessoas debilitadas, pessoas de idade, jovens, desportistas, grávidas, etc.)

 

- Estudo do prânâyâma – são as técnicas respiratórias. Estuda-se cada técnica, ritmos respiratórios, efeitos e aplicações.

 

- Anatomia e fisiologia – aplicadas ao yoga, permitindo perceber melhor a ação física e psíquica das posturas, também as patologias mais correntes, uma vez que muitas vezes o trabalho de yoga é um complemento terapêutico.

 

- Outros temas – outros temas que são tratados e aprofundados; são temas a respeito dos quais os grupos mostram interesse e variam de grupo para grupo.

 

- Pedagogia – vai sendo apresentada ao longo de todo o curso.

 

Práticas e workshops para aprofundar a experiência de determinadas técnicas e para treinar a capacidade de observação.

 

As aulas individuais servem para fazer um acompanhamento pessoal de cada aluno, quer trabalhando no campo da sua prática pessoal, quer no plano da teoria.

 

Na medida do possível há sempre muita troca de ideias entre os participantes, quer sobre questões práticas, quer sobre a filosofia. A intenção é que o estudo seja «vivido», aplicado ao dia-a-dia, e não fique apenas pelo plano teórico, académico.

 

 

Pré-requisitos para a formação:

 

Prática anterior de yoga, preferencialmente com um professor Viniyoga. A experiência de cada formando e a sua admissão à formação poderá, se necessário, ser avaliada em conversa informal.

 

 

Para mais informações, contacte:

 

info@apviniyoga.org