Assoc. Portuguesa de Viniyoga - APV

Viniyoga - o yoga personalizado para si, no aqui e agora!

Forums

Post Reply
Forum Home > Assuntos vários > about viniyoga in Yoga Journal Magazine 1977

ines serra
Member
Posts: 2

 

Viniyoga/T.K.V. Desikachar

Este yoga é também reconhecido como o yoga de Desikachar (sobrinho de Iyengar e também filho de um dos últimos mestres de yoga Krishnamacharya).

Baseado no príncipio do Vinyasa Krama- o que literalmente quer dizer-

« uma inteligente e progressiva abordagem, passo a passo de cada âsana »- Viniyoga modifica e adapta a postura de acordo com as necessidades individuais de cada praticante.

O método Viniyoga representa o caminho do meio entre a precisão do yoga de Iyengar, como o vigor do Asthanga yoga. Para citarmos algumas caracteristicas desta linha, incluimos o grande enfâse dado à respiração, a abordagem mais relaxada da exactidão das posturas, os movimentos lentos na execução das mesmas, e uma consciente aplicação da teoria na prática de asana.

No Viniyoga a respiração tem primazia sobre a forma e a execução das posturas. Respiração e movimento são conscientemente coordinados e as inspirações ou expirações são articuladas no seus tempos ou ritmos. Muitas vezes os professores Viniyoga usam um metrónomo para o trabalho do prânânâyama.

Para uma maneira mais relaxada da abordagem de certas posturas mais exigentes, joelhos e cotovelos ficam semi-dobrados, o que permite um trabalho mais eficaz a nível do alongamento da coluna.

Este método é muitas vezes ensinado individualmente.

Professores viniyoga, bem qualificados, aplicam terapeuticamente a aplicação das asanas e da respiração. Encorajam frequentemente o diálogo entre o praticante, muitas vezes centrado na teória filosófica.

Desikachar está baseado em Madras, Índia, à frente do Krishnamacharya Yoga Mandiram, juntamente com a ajuda dos seus dois filhos Mala e Kausthub Desikachar.

Espalhada um pouco por toda a Europa, dinamizada especialmente na Bélgica por Claude Marechal, tem muitos adeptos em França, Espanha, e Suiça e outros, onde regularmente se organizam estágios de formação ou informação e incentivo à prática desta linha. Outro seu ponto de referência está nos Estados Unidos com Mark Withwell. Este último juntamente com Desikachar recolheram material disponível e elaboraram um livro, por enquanto apenas disponível em Inglês « The Heart of Yoga», que podemos dividir em quatro partes.

A primeira introduz a prática de yoga, os seus conceitos, significados e os fundamentos do yoga, as principais práticas posturais, a construção de séries e as variações de prânâyâma...A segunda parte aborda a compreensão do yoga: os obstáculos, as suas consequências, o mundo no qual vivemos, as caracteristicas do espírito, e as numerosas vias do yoga. A terceira parte, é um introdução aos Yoga -Sûtra de Patânjali. Por último a quarta e última parte falam da vida de T. Krishnamacharya, várias práticas ilustradas e muitas fotografias representando Krishnamacharya na sua prática ou em diferentes situações da sua vida. Existem ainda vários outros livros ou de T.K.V. Desikachar, traduzidos em Françês, e outros livros de professores, alunos de Desickachar, como por exemplo outra edição em Inglês « Yoga for your Life» de Margaret e Martin Pierce, onde tratam em particular o vinyasa das posturas e adaptação destas, para os diferentes tipos de corpo.

Outro interesse na linha Viniyoga, o trabalho das posturas com som, mantras, e o canto vêdico.

Existem vários programas de formação de professores desde o Norte da Europa até mais a Sul, Espanha e Portugal encontros Viniyoga com Desikachar no Ocidente. E ainda a elaboração da revista «Viniyoga» traduzida em várias línguas.

January 21, 2011 at 2:11 PM Flag Quote & Reply

César
Member
Posts: 1

Gostei da informação, Inês Serra. Para quem está a "tentar" começar... esta informação prática, sobre estes aspectos mais caracterizantes do Viniyoga... e da "adesão" que um pouco por todo o mundo Ocidental está a acontecer... com tantas reflexões já publicadas em Livros... é muito interessante. Obrigado!

--
March 10, 2011 at 3:19 AM Flag Quote & Reply

You must login to post.