Assoc. Portuguesa de Viniyoga - APV

Viniyoga - o yoga personalizado para si, no aqui e agora!

Forums

Post Reply
Forum Home > Assuntos vários > Relaxamento ou pranayama?

Assoc. Portuguesa de Viniyoga
Site Owner

Olá a todos,

Considerando que nem sempre é possível dispor de muito tempo para a prática, gostava de saber se normalmente preferem relaxamento ou pranayama (técnicas respiratórias) no final da vossa prática de yoga?

Eu, pessoalmente, prefiro o pranayama porque sendo feito correctamente (respiração longa, fina, completa, com atenção) já me serve de relaxamento e a cabeça fica muito mais "arrumadinha". No entanto tenho reparado que a maioria dos alunos, principalmente os que praticam à pouco tempo normalmente acham o pranayama aborrecido. Parece que respirar é uma "seca"!? :p

Opiniões? Ideias para ajudar a entusiasmar os novos praticantes com o pranayama?

Fiquem bem e boas práticas (com relaxamento, pranayama ou os dois) :)

--

Cristina Donato

November 29, 2010 at 7:47 AM Flag Quote & Reply

tita
Moderator

;)

Pela experiência que tenho, os alunos com menos experiencia tendem a preferir o relaxamento, até porque durante a prática ainda estão ocupados com muitas coisas e o relaxamento sabe-lhes bem. Como ainda não têm muita experiência, também têm de pensar muito durante o pranayama, e não saiem da aula realmente leves!

Mas com alguns truques consegue-se! sem rítmos complicados, poucas respirações e depois um pequeno relaxamento!

Verdadeiramente penso que só consegue tirar partido do pranayama e gostar quem já tem alguma prática. Pessoalemtente depende de muita coisa...por vezes prefiro o pranayama e outras, mas poucas, apenas o relaxamento.

Boas práticas a todos :D

--
December 2, 2010 at 11:07 AM Flag Quote & Reply

Marta
Member

:) 

Parece-me que há vários factores a ter em conta quando vamos escolher o pranayama ou relaxamento para o final da prática.

A experiência do aluno é importante. Não vamos colocar o aluno nas primeiras aulas a fazer pranayama...

Mas, penso que, quando começamos a introduzir  o pranayama num aluno/grupo, devemos ter a sensibilidade de perceber como o aluno(s) se sente(m) no final da prática antes de sugerirmos uma das duas opções.

Parece-me também que, a hora do dia a que é realizada a prática (manhã ou noite) e a energia do aluno/grupo são factores importantes.

Por outro lado podemos dar a escolher e cada um faz o que prefere. Variar... Acho no fundo que é uma decisão a ser tomada no momento de sugerir, só aí sentimos a energia...

Como diz o viniyoga: não há receita própria, cada pessoa é única... e cada dia é um dia diferente também. Nunca mais somos os mesmos, estamos a todo o momento num processo de mudança.

Hoje prefiro pranayama, amanhã... não sei logo se verá...

January 10, 2011 at 10:49 AM Flag Quote & Reply

tita
Moderator

:) olá Marta,

gostei do teu comentário.....e concerteza que todos os dias estamos diferentes....apetece-nos coisas diferentes ou não....de momento se a prática assim for orientada, sugiro um pranayama, mas todos são livres de simplesmente não o fazer e fazer o seu próprio relaxamento ou simplesmente observar.....

--
February 3, 2011 at 10:21 AM Flag Quote & Reply

ines serra
Member

When the breath wanders, the mind is unsteadt, but when the breath is still, so is the mind still. Hatha yoga pradipika.

uma boa razão para o prânâyâma.

Já explicaram aos vossos alunos as maravilhas do prânâyâma. de certeza que vão ter adeptos. Todavia, lembrem-se para aqueles que começam, sentar para respirar é doloroso e díficil. e não esqueçam toda a âsana precisa de sthira sukha. e no ínico ou em certas âsanas sabemos o quanto exige mestria, prática e muita prática.Assim uma boa consciência das respirações com retenções em cheio e vazio durante uma prática já é uma boa preparação ao prânâyama. Por outro lado e com aprendizagem em Krishnamacharya a  linha do Iyengar,  permite que o prânâyâma se possa fazer deitado, com suporte nas costas para abrir a cx toráxica e permitir o Jalandhara bandha. o que permite que alunos que não queiram sentar numa cadeira ou por dificuldade de o fazer sentado no chão também possam experimentar o prânâyama.que vos parece?;)

boas práticas

February 7, 2011 at 7:41 PM Flag Quote & Reply

Assoc. Portuguesa de Viniyoga
Site Owner

Olá Inês,

Obrigada pelas dicas. De facto se o prânâyâma não for confortável não resulta para ninguém, nem para os fãs!

O Prana Mudra tem resultado bem com os principiantes. O movimento dos braços nem sempre é muito perfeito, mas a sensação durante e no final tem agradado muito! Com a dupla vantagem de prender a atenção! :D

Bem vinda à APV!

Boas práticas

--

Cristina Donato

February 8, 2011 at 7:46 PM Flag Quote & Reply

You must login to post.